A CicloFaixa de Lazer São Paulo, patrocinada pelo Grupo Bradesco Seguros, ganhou, neste domingo, 21, nova extensão de 2 km, prolongando o trecho Centro-Paulista à Praça Franklin Roosevelt. As vias que compõem essa nova ampliação dão seqüência à Ciclofaixa de Lazer Paulista-Vergueiro-Liberdade-Centro–Praça Dom José Gaspar – cuja extensão total passa a ser de 16,8 km (nos dois sentidos). O projeto é coordenado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Com a incorporação do novo trecho, São Paulo passa a contar com 84,3 km de ciclofaixas (ida e volta) que reúnem em média 100 mil pessoas a cada domingo ou feriado nacional. O Grupo Bradesco Seguros é o patrocinador do projeto desde a sua inauguração, em 2009. A CicloFaixa de Lazer São Paulo integra movimento “Conviva”, uma iniciativa do Grupo Segurador, que visa promover a convivência harmoniosa entre motoristas, ciclistas e pedestres. Para marcar a abertura do novo trecho, o Grupo Bradesco Seguros disponibilizou tendas do SOS Bike – oferecendo pequenos reparos nas bicicletas, como troca de corrente, acerto na altura do banco e calibragem de pneu –, além do serviço de empréstimo de bicicletas.

As ciclofaixas operacionais de lazer surgiram em 2009 com ligação dos Parques do Ibirapuera, do Povo e das Bicicletas, num percurso de 5 km. Em seguida, a ciclofaixa cruzou o Rio Pinheiros até o Parque Villa-Lobos. Meses depois, nova ampliação: tanto em extensão (7,5 km em cada sentido, fazendo a ligação entre o Parque do Povo e a Avenida Jornalista Roberto Marinho), quanto em permanência (até às 16h).

Em março deste ano, mais duas ciclofaixas foram inauguradas: a CicloFaixa de Lazer da Zona Norte (4 km em cada sentido, ligando a Praça Heróis da F.E.B. à Estação do Metrô Parada Inglesa, com acesso ao Parque da Juventude) e a  CicloFaixa de Lazer da Zona Leste (7 km em cada sentido, ao longo da Avenida Governador Carvalho Pinto, onde está situado o Parque Linear Engenheiro Werner Zulauf – Tiquatira). No início de setembro, a CicloFaica da Avenida Paulista foi  incorporada ao projeto com extensão de 5km(ida e volta).

 

G.F.

Revista Apólice

Deixe uma resposta