Ultima atualização 24 de maio

Seguradoras e assistências investem em mais proteção ao turista

Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, as regiões Norte e Nordeste somam 60% da preferência dos turistas brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses

O mercado brasileiro de turismo contribuiu com US$ 79 bilhões para o PIB em 2011, segundo uma pesquisa divulgada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês). Esse número deverá crescer 7,8% em 2012. Apenas o turismo doméstico apresentou crescimento de 6,5% em 2011, movimentando US$ 130 bilhões da economia. O setor hoteleiro apresentou crescimento de 24% no País no ano passado, de acordo com dados da consultoria multinacional Jones Lang LaSalle. Outro setor que acompanhou esse bom momento do mercado foi o segmento de cruzeiros marítimos. Somente na temporada de 2010/2011, 793 mil turistas foram transportados na costa brasileira. Segundo dados da “Cruise Lines International Association” (CLIA), divulgados pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), o número de passageiros colocou o Brasil em 5º lugar no ranking dos países que mais transportam pessoas em cruzeiros marítimos. De acordo com a pesquisa mensal Sondagem do Consumidor, elaborada pela FGV e pelo Ministério do Turismo, a região Nordeste é a preferida dos turistas brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses, com 54,8%. A região Norte aparece com 5,2% da preferência.
Esse panorama reflete a boa fase do turismo brasileiro. Com o aumento da procura por seguro viagem dos que embarcam em terras brasileiras, tanto a lazer como a negócios, revela uma mudança no perfil dos turistas. Eles se mostram mais conscientes em relação à importância da apólice, mesmo quando não há obrigatoriedade por parte do país de destino. Apenas no primeiro semestre de 2011, o seguro viagem apresentou crescimento de 42,29% e prêmios de R$ 19,3 milhões, segundo levantamento da Fenaprevi.
Segundo Edmar Bull, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), em algumas operadoras o seguro já vem embutido no valor do pacote de viagens, caso contrário a operadora oferece a apólice a parte ao cliente. “As agências de viagens alertam sobre a importância de adquirir a apólice. Nós até disseminamos a importância do seguro de responsabilidade civil para os agentes de viagem. Se um consultor cometer um erro em relação ao horário da viagem, ao fazer uma reserva ou até mesmo se indicar um hotel e ele estiver em reforma, por exemplo, a agência cobre esses danos”, afirma Bull.
As seguradoras estão alertas para as diversas oportunidades que esse segmento gera. O seguro viagem da Porto Seguro abrange planos nacionais e internacionais. Nos nacionais há diversas modalidades e, segundo Cristina Vieira, gerente da área de vida & previdência da seguradora, o mais vendido é o plano que conta com serviços de assistências médica, odontológica, farmacêutica, funeral e jurídica; remoção inter-hospitalar, retorno ao domicílio após alta hospitalar, entre outros serviços. “Entre os diferenciais que o nosso seguro viagem possui estão o ‘Porto Viaje Bem’, que é um conjunto de serviços de concierge personalizado 24 horas, com assessoria de entretenimento e cultura, a parceria com a Localiza, onde o cliente pode alugar um carro e ganhar 20% de desconto e descontos em hotéis para pets, que cuidam do animal de estimação durante a viagem do cliente”, completa Cristina.
Tendo como foco o turista, porém não de lazer e sim de negócios, a Companhia Mutual de Seguros, em parceria com a Euro-Center, lançou o Seguro Mutual Business, destinado a empresas cujos executivos viajam com frequência, nacional ou internacionalmente. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corportivas (Abracorp), somente neste ano as receitas com viagens corporativas deverão gerar R$ 29 bilhões. “As empresas, principalmente as multinacionais, têm como rotina em suas sedes a preocupação com a contratação de seguro. Com a disponibilizaçãode produtos específicos, a tendência é de que a consciência se amplie no meio empresarial”, afirma a superintendente da Mutual Seguros, Claudia Zalaf. A apólice oferece cobertura para morte acidental – com indenização de até R$ 250 mil-, proteção para roubo de bagagens, avarias definitivas ou parciais por incêndio e roubos, gastos com médicos ou procedimentos cirúrgicos, farmacêuticos e hospitalares, perda de documentos ou chaves etc. O produto não possui franquia e, além dos demais itens, inclui cobertura de responsabilidade civil, indenização por consequência de sequestro e demora por overbooking. Sua contratação é anual.

Assistência de viagem

Entre as preocupações mais constantes dos turistas estão o rápido atendimentoem caso de emergências médicas e o extravio de bagagens. Para assegurar esses e outros possíveis imprevistos que podem acontecer durante uma viagem, as assistências oferecem diversos serviços aos clientes.
A venda do SegurViaje (da Brasil Assistência, subsidiária do Grupo Mapfre) já representa 20% na carteira da companhia — as regiões Norte e Nordeste correspondem, juntas, a aproximadamente 32% das viagens nacionais. O produto cobre viagens marítimas, aéreas e terrestres (com exceção de viagens em motocicleta). Na opinião de Sandro Barbosa, gerente de distribuição da área comercial da Brasil Assistência, nos últimos anos está se falando mais em assistência viagem ou seguro viagem e, aos poucos, a população está se conscientizando da importância e dos benefícios que o produto pode proporcionar ao usuário. “Vemos o crescimento nas vendas, principalmente com a expansão dos canais de compra desse produto, que hoje não é vendido somente pelas agências de turismo e corretoras de seguros, mas também por empresas de outros ramos que acabam incorporando a assistência viagem em seus produtos para agregar valor, como locadoras de veículos, estacionamentos de aeroportos, hotéis etc”, reforça Barbosa.
A Europ Assistance cobre despesas médicas e odontológicas, regresso antecipado, indicação de médicos e informações de viagem. “Com os adventosda Copa e Olimpíadas, a consciência da importância da assistência viagem se tornará mais presente em nosso País, pois são oportunidades nas quais os serviços de assistência, de forma geral, serão muito demandados”, opina Lilian Ferraz, gerente de produtos da empresa, que pretende crescer 20% neste ano em relação a 2011. A Assist-Card oferece aos seus clientes assistência médica e odontológica, auxílio no rastreio de extravio de bagagem, traslado sanitário (médico) e repatriação funerária. Renato Spadafora, CEO da empresa, destaca que no caso de riscos naturais, a exemplo de intempéries climáticas, a empresa oferece todo o apoio logístico e auxílio com sua rede de prestadores conveniados. “Em alguns casos, como foi o exemplo do vulcão que entrou em erupção recentemente no Chile, a Assist-Card estendeu automaticamente a vigência de todos os vouchers dos clientes que não puderam prosseguir viagem em virtude deste problema”, exemplifica Spadafora. A empresa, que pretende crescer no mínimo 30% em 2012, terá novidades nos produtos corporativos e de intercâmbio.

Hotelaria

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), com base em informações do Cadastur, o Brasil possui 5.925 meios de hospedagem legalmente registrados. O setor hoteleiro do Brasil estima fazer investimentos de R$ 2,4 bilhões na construção de 92 novos empreendimentos nas cidades-sede da Copa de 2014. Pensando na movimentação voltada para esse segmento, a Abih Nacional, em parceria com o Hotel Assist e o Grupo Coris Brasil,lançou o programa “Hóspede Protegido”,
que oferece para clientes dos hotéis associados à entidade um seguro saúde que inclui cobertura médica, hospitalar, remoção de emergência, odontológica, farmacêutica, de repatriação e funerária.
A assistência funcionará 24 horas por dia, em todo o território brasileiro, durante o período da hospedagem. O hotel que adotar o programa recebe o selo Hóspede Protegido. Os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia foram os primeiros a adotar o projeto piloto. Segundo Enrico Fermi Torquato, presidente da Abih, o programa atende a Lei Geral do Turismo, na qual responsabiliza o Hotel por qualquer dano causado ao cliente, enquanto ele estiver no estabelecimento. “Vamos ter três categorias dentro do programa. Os valores variam de acordo com a quantidade de coberturas escolhidas. Meios de hospedagem com até 15 apartamentos irão pagar R$247 por mês, já os que possuem de 151 a 200 apartamentos pagarão R$ 2283. O seguro cobre o hóspede
do check in ao check out”, afirma Torquato. A meta da Abih é atingir mil hotéis associados em seu primeiro ano de atuação com o programa.

 

Gabriela Ferigato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO
pt_BRPortuguês do Brasil