Ultima atualização 21 de dezembro

Aumenta adesão a programa de prevenção e tratamento de doenças crônicas

O programa de prevenção e tratamento de doenças crônicas da Intermédica atende hoje mais de 107 mil pacientes. O abandono precoce do tratamento, principalmente o de doenças crônicas, é um problema de saúde pública cada vez mais grave em todo o mundo. As doenças crônicas respondem hoje por 72% das mortes no Brasil, sendo responsáveis pela maior parte dos custos do SUS. A economia brasileira perde R$ 3 bilhões ao ano com apenas três das doenças mais prevalentes: as cardiopatias, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e o diabetes.
“Nós cremos que oferecer um plano de saúde é mais do que atender pessoas doentes. A Intermédica investe em ações sistemáticas no desenvolvimento de autocuidados e mudanças comportamentais de seus associados”, informa Dr. Pedro Onófrio, diretor médico do Grupo NotreDame Intermédica. Os pacientes que têm o acompanhamento tendem a seguir a prescrição reduzindo o índice de abandono da terapia. Por isso esses associados terão melhor resposta clínica e uma menor incidência de complicações com economia de custos, para o paciente e para os serviços de saúde.
As doenças crônicas têm características que requerem especial atenção: podem não ter causa única ou específica (múltiplos fatores) e apresentam, em muitos casos, ausência de sintomas imediatos e baixo nível de risco ou incômodo, levando a população acometida a não buscar voluntariamente formas de prevenção (como os exames de rotina). Mesmo quando diagnosticados, parte dos pacientes abandona o tratamento principalmente por não perceberem benefícios em curto prazo. Um conceito que norteia as ações da Intermédica é a de que neste setor a lógica econômica deve acompanhar a lógica social. Dentro de seu conceito de Gestão Integral de Saúde, a Intermédica trabalha na Promoção de Saúde e em ações de Medicina Preventiva em três estágios – Primário, Secundário e Terciário.
A Prevenção Primária consiste em ações educativas, motivação, informação via cursos e palestras, prática de atividades físicas e ginástica laboral, que podem ser estendidas a todos os usuários, independentemente da presença de problemas de saúde. A Prevenção Secundária define o gerenciamento da saúde de pacientes com doenças crônicas, por meio de monitoramento pró-ativo e permanente integrado à assistência médica, por meio de consultas periódicas, disponibilização de call center com equipe multiprofissional e suporte médico de nutrição, enfermagem, psicologia e fisioterapia. A Prevenção Terciária trabalha pacientes de risco com suporte ambulatorial sistemático, serviços de suporte em nutrição e serviço social, homecare, quimioterapia, serviço de remoção, pronto-socorro e hospital dia e central telefônica.
São mais de 107 mil portadores de doenças crônicas, inscritos e atendidos em tempo real pelo programa da Intermédica, e aproximadamente 50 mil casos permanentes. “O resultado é melhor qualidade de vida para o associado assistido; maior satisfação para seus familiares, maior produtividade nas empresas onde trabalha e, de subproduto, redução dos custos no plano de saúde”, completa Dr. Pedro.
O gerenciamento realizado pela Intermédica contempla pacientes com as doenças crônicas mais comuns, incluindo também as de baixa e moderada gravidade. As mais prevalentes são: diabetes mellitus; obesidade; hipertensão arterial; insuficiência coronariana; insuficiência cardíaca; DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica); asma; depressão; problemas de coluna; dislipidemia.

G.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO