Ultima atualização 25 de agosto

RC Empregador protege patrimônio das empresas

Tem crescido o número de organizações que contratam a cobertura de responsabilidade civil do Empregador, geralmente incluída na apólice de seguro de Responsabilidade Civil Empresarial. Embora contemple um rol de garantias que, em linhas gerais, espelha o seguro de acidentes do trabalho (monopólio do INSS), a cobertura de RC Empregador vai um pouco além, assegurando à empresa e ao empregado acidentado uma tranquilidade maior em uma ocasião especialmente delicada.
Esse seguro cobre a responsabilidade civil da empresa segurada por danos corporais sofridos por seus empregados ou prepostos, seja durante o expediente ou mesmo no trajeto de ida e volta do trabalho, neste caso, desde que a viagem esteja sendo feita por veículo contratado pelo segurado. Outro ponto importante é que, caso a empresa tenha a intenção de oferecer também a cobertura contra riscos materiais, deverá negociar uma cláusula particular no contrato do seguro.
Assim, estão cobertos os riscos de morte e invalidez permanente do empregado, causada por acidente súbito e inesperado. Não há proteção para doenças. A contratação dessa cobertura também não substitui nem isenta a empresa do seguro do INSS.
Um aspecto interessante do RC Empregador é que a organização tem uma garantia extra para os casos de acidentes no trânsito envolvendo empregados ou prepostos. Isso porque, embora o seguro de responsabilidade civil geral exclua quase todos os danos ocasionados por veículos, uma vez que para esse tipo de risco já existe o seguro de responsabilidade civil facultativo de veículos (RCF-V, do ramo de automóveis), o RC Empregador garante a cobertura para dano ao funcionário causado por veículo que não seja de propriedade da empresa segurada.
Essa cobertura não pode ser contratada isoladamente, pois, na prática, é uma garantia complementar ao seguro RC estabelecimentos. Contudo, as demais modalidades de Responsabilidade Civil geral também possibilitam a sua aquisição. Além disso, é importante destacar que o valor segurado não poderá ser superior ao montante contratado para a cobertura principal, seja qual for a modalidade.
Um fator que vem ajudando a alavancar a procura pelo seguro de RC do Empregador, ainda que indiretamente, é a Lei 11.265, aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, que institui a obrigatoriedade de cobertura de seguro de acidentes pessoais coletivos em eventos artísticos, desportivos, culturais e recreativos com renda resultante de cobrança de ingressos.
O objetivo dessa Lei é assegurar o reembolso do segurado, até o limite máximo da importância segurada contratada, das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo autorizado de modo expresso pela seguradora, relativas a terceiros, ocorridos durante a vigência do contrato e que decorram de riscos cobertos nele previstos.
Entre as principais coberturas adicionais desse tipo de produto destaca-se exatamente a do RC Empregador.

Jorge Clapp
Revista Apólice

Leia a matéria completa na edição 142 da Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO